Bolama, antiga capital, renasce com a força dos jovens
A promoção do desenvolvimento social do território e dos valores de cidadania ativa, pertença, cooperação e entreajuda deram a tónica ao primeiro fim-de-semana residencial, organizado pela Academia Ubuntu Guiné-Bissau, em Bula, entre os dias 4 e 6 de março, no âmbito do projeto Nô Firma pa No Dritus – Bolama.
A iniciativa, que contou com a presença de mais de 60 jovens bolamenses, foi marcada pelo testemunho do Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal da Justiça e Chefe no Corpo Nacional de Escuteiros da Guiné-Bissau, Dr. Osíris Ferreira, que partilhou com a plateia momentos da sua trajetória pessoal e profissional, conquistas e desafios.
Já o jovem Eliezer Monteiro abordou a criação e execução de Pequenos Planos de Mudança (PPM).
E, foi dado palco e voz às ideias dos jovens para as suas comunidades e à forma como podem implementá-las para e com os outros, fomentando assim o exercício do debate, da participação e da cidadania.
O fim-de-semana residencial foi ainda abrilhantado pela exibição do documentário CABRALISTA – do produtor e realizador Valério Lopes – que é, acima de tudo, uma ode à sabedoria de Amílcar Cabral e promove uma reflexão alargada sobre a sociedade, abordando conceitos tão atuais como a emancipação africana e a resiliência.
“No Firma pa nô Dritus – Bolama” é implementado pela FEC em parceria com a Academia Ubuntu Guiné-Bissau, com financiamento da União Europeia na Guiné-Bissau.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

