Ações de Sensibilização Sobre Direitos da Criança e Proteção na Comunidade
No âmbito do Projeto Othukumana III, teve lugar a campanha de Sensibilização Sobre Direitos da Criança e Proteção nas comunidades onde o Projeto criou e reativou os Comités Comunitários de Proteção da Criança e onde também assiste os Jardins-de-infância e as Escolinhas Comunitárias.
A campanha foi implementada em parceria com a Associação Amigos da Criança Boa Esperança (ACABE), uma associação moçambicana da província do Niassa com 20 anos e larga experiência em trabalhos comunitários sobre a promoção dos direitos da criança.
Foram realizadas 15 sessões em 15 comunidades através de teatro, música, canto, dança e dinamização de conversas interativas utilizando o livro álbum “Vamos Falar Sobre os Nossos Direitos”, mostrando à Comunidade a importância e necessidade de proteção e respeito dos Direitos da Criança. O livro álbum, escrito em três línguas (Português, Emakhuwa e Cyao), está repleto de imagens que mostram as áreas nas quais os pais devem zelar pela Proteção das crianças.
Nos encontros contou-se com a presença dos Técnicos dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Ação Social (SDMSAS) de cada distrito, que ajudaram a esclarecer questões ligadas à sua área colocadas pelos membros da comunidade durante as conversas.
Ações de Sensibilização Sobre Direitos da Crianças e Proteção na Comunidade é uma atividade do Projeto Othukumana – Juntos III – Desenvolvimento Integrado da Criança na Província do Niassa, um projeto da Diocese de Lichinga em parceria com a FEC e com o apoio da Misereor e Kindermissionwerk.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

