FEC apresenta projeto que coloca a estatística ao serviço da Educação
Desenhado com o objetivo de melhorar a governação do sistema de dados da educação, a nível central e regional, o PESIDE – Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao Serviço do Desenvolvimento da Educação foi apresentado na passada sexta-feira.
Financiado pela União Europeia, o PESIDE, numa intervenção de 66 meses, assume que o reforço das estatísticas escolares é essencial para melhor observar e decidir sobre a evolução do sistema de ensino, configurando-se, assim, como um importante apoio à definição de estratégias para o setor do Ministério da Educação Nacional.
O projeto, que irá percorrer toda a Guiné-Bissau até 2026 , aposta no reforço de capacitação dos quadros do Ministério a nível regional e central; na requalificação de salas de dados dos Polos Setoriais e Direções Regionais de Educação, no apetrechamento com sistemas solares e material informático e na mobilidade dos estatísticos; reforça o apoio à DGEPASE, através de uma assessoria técnica em permanência e na criação de um modelo de coordenação intra-ministerial entre DGEPASE e restantes Direções Gerais do MEN, no âmbito da análise dos dados estatísticos educativos. Para além disso, será consolidada e tornada acessível a todas regiões a plataforma informática SIGE, de inserção e tratamento de dados estatísticos da educação.
O PESIDE é implementado pela Fundação Fé e Cooperação [FEC], em parceria com o Ministério da Educação Nacional e com financiamento da União Europeia.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...
