Projeto MA TUNINGI contabiliza 6 campos demonstrativos, em Angola

31 Out, 2023Angola, homepage, Projeto MA TUNINGI

Nos meses mais recentes, o projeto MA TUNINGI tem encetado esforços para dinamizar 6 campos demonstrativos na comunidade de Giraúl de Cima, em Angola. O objetivo destes campos é transmitir conhecimentos sobre técnicas agrícolas através da prática.

Associados às 5 organizações de agricultores beneficiárias, 5 campos demonstrativos estão a funcionar como um local de experimentação das técnicas aprendidas até aqui, quer de forma isolada, quer articulando essas técnicas entre si e disseminando-as na comunidade através dos Agricultores Modelo.

Estes campos são também palco de testagem de culturas e variedades que normalmente não são produzidas no local, bem como de melhoria e aperfeiçoamento no que diz respeito às culturas já praticadas pelos beneficiários. Com isto, prevê-se aumentar a variedade de culturas, diversificar a dieta das famílias e permitir que os agricultores aumentem a sua renda familiar.

Neste momento, os 5 campos demonstrativos agrícolas estão em fase de conclusão dos seus sistemas de irrigação, 100% autónomos e com recurso a energia solar, e iniciam agora a instalação de canteiros (“maternidade”), onde as plantas irão crescer para posterior transplantação no terreno definitivo.

Além disto, os beneficiários afirmam ter dificuldade em alimentar o seu gado bovino e caprino, tendo o projeto facilitado a instalação de um 6º campo demonstrativo destinado à produção de culturas forrageiras. Neste campo são já 6 as espécies em desenvolvimento: Leucaena, Gliricídea, Moringa, Palma forrageira, Mucuna preta e Capim elefante.

Esta experiência tem sido um sucesso junto da comunidade local e muitos dos beneficiários mostraram interesse em plantar espécies deste tipo nas suas lavras familiares, contribuindo assim, também, para o fortalecimento dos solos e para a arborização de um local que neste momento é muito árido e seco.

O projeto MA TUNINGI é uma ação integrada no Programa FRESAN, financiado pela União Europeia e parcialmente gerido pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.

Últimas notícias…