Em Giraúl de Cima são já 5 as infraestruturas de água concluídas pelo projeto MA TUNINGI
No passado mês de novembro, o projeto MA TUNINGI, concluiu a instalação de 5 infraestruturas de água na comunidade de Giraúl de Cima, na Província do Namibe, em Angola.
Cada infraestrutura de água é composta por uma bomba de captação submersível, painel solar, reservatório com capacidade de armazenamento de 18.000 litros e chafariz. Além disto, estes equipamentos são completamente autónomos e alimentados por energia solar, evitando, assim, custos adicionais, monetários ou ambientais, com o uso de combustíveis fósseis.
Os agricultores passam agora a poder utilizar estas infraestruturas, não só para irrigação por gravidade dos campos demonstrativos dinamizados pelo projeto, mas também para as suas lavras familiares limítrofes.
Trabalhando em conjunto com 5 cooperativas agrícolas, 20 Agricultores-Modelo e 200 famílias, o projeto apostou na dinamização de 5 campos demonstrativos agrícolas. Tratam-se de locais para a prática das técnicas agrícolas disseminadas ao longo dos últimos meses de intervenção, que pretendem ser mais sustentáveis e adaptadas ao local. Saiba mais aqui.
O projeto MA TUNINGI é uma ação integrada no Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliencia e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiada pela União Europeia e parcialmente gerida pelo Camões, I.P. que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe.
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
