FEC e IMVF lançam campanha no âmbito das Eleições Europeias
Nas semanas que antecederam as eleições europeias no passado dia 9 de junho, a equipa do Projeto Coerência – O Eixo do Desenvolvimento lançou uma campanha nas redes sociais com o objetivo de aumentar a conscientização dos cidadãos sobre a importância do voto e o funcionamento das instituições europeias. A iniciativa, composta por 3 publicações estratégicas, visou capacitar os eleitores com informações essenciais e encorajá-los a participar ativamente no processo democrático.
Eleições Europeias: 5 Factos Essenciais
A campanha teve início com uma publicação intitulada “5 Factos sobre as Eleições Europeias”. Este conteúdo abordou pontos como a periodicidade das eleições, o número de eurodeputados eleitos por cada país, a importância do Parlamento Europeu, e a influência das eleições na formação das políticas comunitárias. Esta primeira publicação estabeleceu a base informativa, destacando a relevância e o impacto direto das eleições na vida dos cidadãos europeus.
Seguindo a linha informativa, a segunda publicação, “Mas afinal o que fazem os Eurodeputados?”, detalhou as responsabilidades e funções dos eurodeputados no Parlamento Europeu. Este conteúdo visou desmistificar o trabalho dos representantes eleitos e aproximar os cidadãos das decisões que moldam a União Europeia.
Recomendações para Políticas Coerentes e Integradas
A terceira publicação “Recomendações para Políticas Coerentes e Integradas”, focou-se em sugestões concretas para a elaboração de políticas europeias que atendam às necessidades locais e globais. Estas recomendações foram também entregues, no seu formato alongado e por área temática chave da CPD, aos partidos/coligações com representação na Assembleia da República, com candidatos ao Parlamento Europeu. Podem ser consultadas AQUI.
A campanha terminou com o apelo ao voto, reforçando a importância da participação cidadã nas eleições europeias para a construção de uma Europa mais justa, democrática e inclusiva.
O projeto “Coerência – O Eixo do Desenvolvimento” é uma parceria entre a FEC e o IMVF com o cofinanciamento do Camões, I.P.. Os recursos apresentados e entregues são da exclusiva responsabilidade dos seus autores (FEC e IMVF) e não reflete necessariamente a posição do Camões, I.P..
Últimas notícias…
Fidelidade, acompanhamento e permanência. A FEC segundo Ana Patrícia Fonseca, nova Diretora-Executiva
Socióloga de formação, mãe de três crianças, Ana Patrícia Fonseca chega à Direção-Executiva da Fundação Fé e Cooperação depois de mais de 16 anos ao serviço na instituição. Pelo caminho, coordenou os departamentos de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social...
Pacto do Futuro: A Esperança da Mudança
Perante a necessidade de revitalizar um Sistema Internacional onde a solidariedade e a cooperação enfraquecem a cada dia que passa, onde os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) parecem cada vez mais longínquos e árduos de alcançar, surge a necessidade de...