Presentes Solidários: mais de 19 mil euros doados para apoiar comunidades nos países lusófonos
Entre o Natal e o Dia dos Reis, a FEC angariou um total de 19 550€ euros através da campanha Presentes Solidários. O valor doado será agora canalizado para diferentes respostas sociais que apoiam comunidades vulneráveis dos países lusófonos.
Alimentação, saúde e educação foram as necessidades recorrentes identificadas na 19.ª edição da campanha Presentes Solidários, que se repete anualmente. Com a verba adquirida com os 1268 presentes oferecidos durante o Natal de 2024, vai ser possível assegurar respostas tais como fornecer roupa e alimentos para bebés e mães de povos indígenas no Brasil, assegurar sessões de fisioterapia para crianças com necessidades especiais em Moçambique e adquirir mochilas e capas para a chuva para apoiar estudantes em São Tomé e Príncipe.
“Embora constituam um suporte pontual, os presentes fazem a diferença no dia a dia de crianças, mulheres e famílias, em diferentes lugares e circunstâncias. Num mundo divisivo, a solidariedade é uma força de aproximação”, refere Gustavo Lopes Pereira, coordenador da iniciativa.
Os presentes solidários atuam através de um mecanismo de doação indireta. No website da campanha, as pessoas são convidadas a adquirir e a oferecer postais ilustrados, que representam as respostas sociais selecionadas para apoio no respetivo ano. O dinheiro angariado é posteriormente transferido para parceiros da FEC, nos países envolvidos, que compram no local os bens concretos a doar e realizam a sua distribuição junto das comunidades visadas. O número de presentes angariado por país pode já ser consultado online e, ao longo de 2025, ficarão disponíveis as fotografias das entregas dos bens.
Desde 2006, foram já angariados mais de 46 000 presentes, no valor de 641 774€. Um contributo da sociedade civil para a melhoria das condições de vida de comunidades vulneráveis da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), nas áreas da saúde, educação, habitação e alimentação.
Últimas notícias…
COP 30: O caminho é claro, mas é preciso percorrê-lo
Iniciou esta semana, no Brasil, a Conferência do Clima das Nações Unidas. O tom é de urgência, no meio do ruído das câmaras e da sub-representação de partes importantes, como os EUA. Os esforços para conter o aquecimento global não têm sido suficientes, e o debate...
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
