Comunidades rurais da Guiné-Bissau mobilizadas para a promoção dos direitos das mulheres
No âmbito do projeto Mindjoria pa Mindjer – Caracterização da Situação da Mulher e Prevenção Comunitária da VBG, estão em curso ações de sensibilização comunitária sobre a Violência Baseada no Género (VBG) nas regiões de Cacheu e Oio, na Guiné-Bissau.
A iniciativa, lançada em novembro de 2024, visa informar, educar e mobilizar as comunidades para a prevenção da VBG e a promoção dos direitos das mulheres e raparigas. Até ao final do projeto, estas atividades irão continuar a desempenhar um papel fundamental na consciencialização da população local.
As ações são conduzidas por 40 Agentes Sociais Comunitários, distribuídos por 20 tabancas – 10 em cada região –, sob a orientação direta de dois formadores sociais comunitários. Entre as atividades promovidas destacam-se encontros comunitários, rodas de conversa e dinâmicas participativas, que visam criar espaços seguros para o diálogo sobre temas sensíveis, como igualdade de género, respeito e proteção dos direitos humanos.
Até junho, as sessões realizam-se três vezes por mês em cada comunidade, passando para uma frequência mensal a partir de julho. As sessões são públicas e abordam temas como a proteção da criança, conjugalidade e parentalidade, bem como os aspetos psicossociais e legais ligados à VBG.
O projeto pretende fomentar um ambiente de confiança onde homens e mulheres possam partilhar experiências e refletir sobre práticas culturais, sociais e familiares, contribuindo para construir comunidades mais conscientes, seguras e inclusivas.
O projeto Mindjoria pa Mindjer, i mindjor pa tudu djintis é implementado pela FEC, em parceria com a RA – Rede Ajuda, e é financiado pelo Camões, I.P..
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...
