Professores no Namibe em formação sobre didáticas de Língua Portuguesa e de Matemática no Ensino Primário
Em Angola, durante o mês de outubro, o projeto TWETU – Twendiwa ovo Tupongole (que significa “Aprender para Transformar”, em língua Kuvale), está a promover uma formação de formadores nas didáticas de Língua Portuguesa e de Matemática para o Ensino Primário.
Reunindo 38 professores dos 9 municípios do Namibe, o objetivo desta formação é reforçar as suas competências pedagógicas e metodológicas, preparando-os para atuar como formadores nas Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) e assegurarem a formação contínua dos restantes professores do Ensino Primário dos respetivos municípios.
A formação é dinamizada por professoras voluntárias da Associação Ser Mais Valia. A prof. Maria Aida Batista está responsável pela área da Didática de Língua Portuguesa, e a prof. Maria de Lurdes Serrazina pela área da Didática de Matemática.
Com estas iniciativas, o projeto procura dar respostas aos desafios encontrados no Plano Estratégico para o setor da Educação no Namibe (2023-2027), como a necessidade de uma melhor gestão das instituições de ensino, maior acompanhamento da progressão das aprendizagens e falta de um plano de formação contínua estruturado para os docentes.
Ao investir na formação dos profissionais do setor da Educação Primária do Namibe, a FEC e os parceiros do projeto TWETU contribuem ativamente para a concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, promovendo o direito de todas as crianças a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
O TWETU – Aprender para Transformar é implementado pela FEC, em parceria com a Caritas de Angola, o Gabinete Provincial da Educação do Namibe e a Associação Ser Mais Valia, com cofinanciamento do Camões, I.P..
Últimas notícias…
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
Leitura, criação artística e participação cultural reforçadas na Guiné-Bissau
Ao longo de 2025, a FEC consolidou o seu papel na promoção da literatura infantojuvenil como instrumento de acesso ao conhecimento, expressão criativa e cidadania na Guiné-Bissau. Através do projeto Jovens Leitores, com ações de formação, oficinas, criação artística e...
