Professores no Namibe em formação sobre didáticas de Língua Portuguesa e de Matemática no Ensino Primário
Em Angola, durante o mês de outubro, o projeto TWETU – Twendiwa ovo Tupongole (que significa “Aprender para Transformar”, em língua Kuvale), está a promover uma formação de formadores nas didáticas de Língua Portuguesa e de Matemática para o Ensino Primário.
Reunindo 38 professores dos 9 municípios do Namibe, o objetivo desta formação é reforçar as suas competências pedagógicas e metodológicas, preparando-os para atuar como formadores nas Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) e assegurarem a formação contínua dos restantes professores do Ensino Primário dos respetivos municípios.
A formação é dinamizada por professoras voluntárias da Associação Ser Mais Valia. A prof. Maria Aida Batista está responsável pela área da Didática de Língua Portuguesa, e a prof. Maria de Lurdes Serrazina pela área da Didática de Matemática.
Com estas iniciativas, o projeto procura dar respostas aos desafios encontrados no Plano Estratégico para o setor da Educação no Namibe (2023-2027), como a necessidade de uma melhor gestão das instituições de ensino, maior acompanhamento da progressão das aprendizagens e falta de um plano de formação contínua estruturado para os docentes.
Ao investir na formação dos profissionais do setor da Educação Primária do Namibe, a FEC e os parceiros do projeto TWETU contribuem ativamente para a concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, promovendo o direito de todas as crianças a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
O TWETU – Aprender para Transformar é implementado pela FEC, em parceria com a Caritas de Angola, o Gabinete Provincial da Educação do Namibe e a Associação Ser Mais Valia, com cofinanciamento do Camões, I.P..
Últimas notícias…
Este Natal, há presentes que oferecem futuro: Os Presentes Solidários estão de volta!
A FEC – Fundação Fé e Cooperação lança hoje a edição de 2025 dos Presentes Solidários, uma iniciativa que, desde 2006, convida cada pessoa a oferecer um postal de natal especial: um postal que representa um bem concreto que é entregue a comunidades dos oito países...
COP30 Clima – Mutirão sem rumo, exclui roteiro para abandonar combustíveis fósseis
Um Acordo final é sempre positivo, mas a Conferência da “implementação” termina em Belém sem resposta suficiente à urgência climática e mantém-nos numa trajetória de aquecimento de 2,5 graus em relação à era pré-industrial; roteiros contra desflorestação e para o...
