Brincar e Tchovar pela Infância
O livro “Brincar e Tchovar pela Infância”, elaborado a partir da parceria entre a Universidade Pedagógica e a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Projeto Tchovar pela Educação de Infância em Maputo, apresenta-se como um contributo para a educação de infância de ambos os países.
A organização deste livro decorre da necessidade de hoje, cada vez mais, se reconhecer o brincar e a participação da criança como atividades privilegiadas. Trata-se de valorizar a vivência muito mais do que as propostas unidirecionais de adultos e tendo como perspetiva uma aprendizagem mais escolarizada. A criança é por isso parte integrante da planificação e da construção dos seus próprios brinquedos.
Recolhemos propostas concretas de construção de recursos pedagógicos e dinâmicas de atividades para a educação pré-escolar que envolveram as crianças como elementos da equipa que decidiu e construiu. Este documento constitui-se por isso um instrumento de trabalho no próprio projeto Tchovar para os profissionais de Educação de Infância envolvidos no projeto.
Quisemos que este livro fosse uma oportunidade de interação e partilha de experiências entre estudantes. O desafio foi proposto a alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, em Portugal, e a estudantes da Licenciatura em Educação de Infância da Universidade Pedagógica, em Moçambique. Ao todo foram selecionados 19 recursos/dinâmicas de 16 autores-estudantes.
O Projeto Tchovar pela Educação de Infância nos Bairros de Maputo é uma iniciativa da FEC – Fundação Fé e Cooperação, a Associação Juvenil Khandlelo e a Mozarte – Centro Juvenil de Artesanato, conta com o apoio do financiador principal Fundação Calouste Gulbenkian e com o cofinanciador Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., tem como parceiros científicos a Universidade Pedagógica em Maputo-Moçambique e a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto-Portugal.
Clique na imagem seguinte para consultar o livro
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...


