“Agora nós vamos à moagem”
Durante o tempo de supervisão e tutoria ao Jardim de infância Três Pastorinhos, localizado em Lichinga – Paróquia do bairro da Cerâmica, coordenado pelas Irmãs Reparadoras de Fátima, acompanhámos e refletimos o modo como a existência de elementos da cultura local melhoram a qualidade das dramatizações espontâneas das crianças na área do faz de conta.
Uma peneira/cesto, capulanas/panos locais e um fogareiro, elementos familiares em Moçambique, bastaram para as crianças reproduzirem e recriarem, brincando, situações do seu quotidiano – “Ir á moagem fazer farinha, transportar os alimentos na peneira, preparar refeições para a família, cozinhar no quintal, transportar bebes na capulana…”.
E o que lhes permite este: “Agora nós vamos à moagem”? Permite-lhes pensar o mundo.
Por isso, o ambiente educativo precisa ser enriquecido com objetos e propostas pedagógicas que possibilitem à criança recriar o seu quotidiano – entende-lo e agi-lo dum ponto de vista ativo em que é autora e protagonista das situações.
Brincar é inerente ao bom desenvolvimento social, cognitivo, intelectual e emocional de cada criança.
A peneira, as capulanas e o fogareiro integram os materiais da área do faz de conta dos BAÚS PEDAGÓGICOS/ Projeto Othukumana.
Os BAÚS PEDAGÓGICOS replicam Boas Práticas da Fundação Fé e Cooperação em Educação de Infância na Guiné-Bissau.
O projeto Othukumana é uma iniciativa da Diocese Católica de Lichinga em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, os Leigos para o Desenvolvimento, a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, a Direção Distrital do Género, Criança e Ação Social de Cuamba, a Direção Distrital da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia de Cuamba. O projeto conta com o apoio da Misereor, Kindermissionwerk, Manos Unidas, Rotary Internacional, Listas Telefónicas de Moçambique, JFS e Toyota Moçambique.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

