Formação em Monitorização, Qualidade e Avaliação do Sistema Educativo na Guiné-Bissau
Este mês, na Guiné-Bissau, realizou-se, entre os dias 7 a 13 e 16 a 20, a segunda edição da Formação de Monitorização, Qualidade e Avaliação do Sistema Educativo, para 25 técnicos do Ministério da Educação.
A formação, que tem como objetivo principal contribuir para o aperfeiçoamento das competências dos Técnicos do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, gerando uma melhoria na qualidade em termos de monitorização e avaliação do sistema educativo, tem a duração de 100 horas, divididas em duas componentes: presencial e à distância.
Nesta primeira fase da formação presencial, os módulos foram dedicados à Análise das Organizações Escolares; Fundamentos da Avaliação; Avaliação de Professores e Organizações Escolares; e Monitorização e Avaliação de Programas e Projetos.
Na formação estiveram presentes membros da Inspeção Geral da Educação (IGE), Direção Geral de Estudos, Planeamento e Análise do Sistema Educativo (DGEPASE), Direção Geral de Ensino Básico e Secundário (DGEBS), Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE) e Direção Geral de Educação Inclusiva (DGEI).
Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do Programa de Reforço do Sistema Educativo da Guiné-Bissau, implementado pela FEC e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em parceria com Ministério da Educação da Guiné-bissau e financiada pelo Camões, I.P.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

