Cerimónia de entrega de certificados aos professores das missões católicas
Concluiu-se a 20 de maio, em Bafatá, a entrega dos certificados aos 340 professores das missões católicas que concluíram com sucesso a formação em Ensino Básico e Gestão e Administração Escolar, realizada entre 2013 e 2016.
Esta entrega formal começou no dia 6 de maio na Diocese de Bissau e contou com a celebração de missas de ação de graças em cada uma das dioceses. Em Bissau, o Bispo Auxiliar D. José Lampra Cá referiu que “A Educação é o caminho para a humanização.” (…) “Para crescer em conhecimento é necessário: curiosidade, partilha e humildade.” Em Bafatá, a celebração foi presidida pelo P. Lucio Brentegnani, Director da Cáritas Diocesana de Bafatá. Nela destacou os desafios da profissão docente e o papel da FEC como entidade formadora de professores.
A Guiné-Bissau é um país onde os católicos são uma minoria que não excede os 10% e as escolas católicas são uma referência na educação e procuradas por muitos pais, encarregados de educação e alunos, independentemente das convicções religiosas. Por aqui faz-se caminho no sentido do respeito pela história e crenças de cada um, desejando-se concorrer para a construção de uma sociedade mais justa, aberta e plural.
A formação abrangeu 92 escolas católicas em todo o país e contou com o envolvimento da Comissão Diocesana de Ensino e Educação que coordena este serviço da Igreja e promove uma maior motivação dos professores, diretores e sub-diretores.
Últimas notícias…
COP 30: O caminho é claro, mas é preciso percorrê-lo
Iniciou esta semana, no Brasil, a Conferência do Clima das Nações Unidas. O tom é de urgência, no meio do ruído das câmaras e da sub-representação de partes importantes, como os EUA. Os esforços para conter o aquecimento global não têm sido suficientes, e o debate...
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...

