Parceria Europeia para a Integração
Sabe o que é a Parceria Europeia para a Integração? Para a União Europeia e para os seus parceiros sociais e económicos é uma oportunidade para os refugiados que residam legalmente na UE se integrarem no mercado de trabalho europeu.
A Parceria para a Integração estabelece princípios fundamentais para a integração dos refugiados no mercado de trabalho, incluindo a prestação de apoio nas fases mais precoces, garantindo que a integração beneficiará os refugiados, a economia e a sociedade em geral.
Estudos realizados consideram que os refugiados enfrentam obstáculos significativos para aceder ao emprego e são um dos grupos mais vulneráveis de nacionais de países terceiros no mercado de trabalho. Em 2014, a taxa de emprego dos refugiados foi inferior em 15-20 % à das pessoas nascidas no país, sendo no grupo das mulheres que se registam as taxas de emprego mais baixas. Face à escassez de competências e às necessidades do mercado de trabalho, não aproveitar o potencial dos refugiados na UE é um desperdício de recursos, tanto para os próprios como para a economia e a sociedade no seu conjunto. Garantir a integração dos refugiados não é apenas uma visão humanista e social, mas também uma oportunidade para a consolidação e reforço dos mercados de trabalho da UE, e uma oportunidade de fazer face aos desafios demográficos.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...

