SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E DESENVOLVIMENTO
Somos a geração mais bem preparada para dar resposta ao maior problema solucionável do mundo: a fome. No entanto, 815 milhões de pessoas passam fome numa população global de 7,8 mil milhões de pessoas, enquanto a totalidade dos alimentos produzidos atualmente daria para alimentar mais de 12 mil milhões de pessoas e 1/3 de todos os alimentos é perdido ou desperdiçado.
A fome, a desnutrição e a insegurança alimentar são simultaneamente causas e efeitos da pobreza, comprometendo o desenvolvimento humano, as perspetivas de desenvolvimento das sociedades e o potencial económico dos países. Encontrar alimentos a preços acessíveis que promovam a saúde e a boa nutrição para uma população mundial em crescimento permanece um grande desafio internacional. A promoção de sistemas alimentares mais sustentáveis, resilientes, responsáveis, competitivos, diversos e inclusivos é um imperativo de Desenvolvimento, que requer a participação de todos.
Os dados dizem-nos que a humanidade dispõe hoje dos recursos necessários para erradicar a pobreza extrema no espaço de uma geração, para acabar com a fome e com todas as formas de subnutrição, tal como estabelecido nos novos Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável. Mas estarão os modelos e políticas internacionais a contribuir para a segurança alimentar e nutricional, numa perspetiva de desenvolvimento e de direitos humanos? As políticas e medidas implementadas são coerentes e coordenadas, potenciam o contributo sustentável do setor agrícola para o desenvolvimento e protegem os mais pobres e vulneráveis? Como assegurar uma ligação mais efetiva e positive entre segurança alimentar e desenvolvimento?
O estudo temático “Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento” faz parte de uma coleção de 5 estudos temáticos elaborados por Patrícia Magalhães Ferreira, no âmbito do projeto Coerência.pt. No primeiro capítulo serão apresentados factos e dados sobre o tema a nível glocal. No segundo capitulo, a autora analisa as interligações entre segurança alimentar e desenvolvimento em várias vertentes, com foco na análise de mitos e realidades associados à temática. O último capítulo refere algumas das políticas globais, europeias e nacionais sempre com a lente do Desenvolvimento, e analisa brevemente algumas incoerências da ação internacional na interligação entre segurança alimentar e Desenvolvimento.
O estudo “Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento” está disponível aqui.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...


