Alternativas: experiências locais para uma transformação global
Portugal | outubro de 2016 a setembro de 2018Parceiros
- COOLABORA – Intervenção Social, CRL
- Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria (ESECS – IPL)
- Rede Inducar, CRL
- FEC – Fundação Fé e Cooperação
Financiadores
- Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Promotor
- Fundação Gonçalo da Silveira
PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS…
Vivemos num tempo em que a reflexão e a proposta de práticas alternativas numa sociedade global que se quer mais solidária, justa, inclusiva e sustentável se encontram no centro do debate atual. Constatamos, no entanto, que persistem dificuldades em ligar de forma significativa o global e o local; que se mantém um relativo desconhecimento face às iniciativas locais alternativas existentes e pouca reflexão e pensamento em torno do impacto das mesmas a nível local e global; que existe uma excessiva centralização das respostas e da reflexão sobre estas matérias nos contextos urbanos; que nos seus processos pedagógicos, a Educação para o Desenvolvimento ainda incorpora pouco as experiências alternativas concretas como ferramenta e conteúdo preferencial desses processos; e que persiste um certo afastamento entre o trabalho desenvolvido pelas ONGD e pela restante sociedade civil.
É neste contexto e com a expetativa de dar um contributo na resposta a estes desafios, que surge o projeto Alternativas: experiências locais para uma transformação global. Pensado, concebido e desenhado em parceria, num processo participativo, este projeto será desenvolvido tirando partido das potencialidades e know how específicos de cada uma das organizações envolvidas, já que reúne e coloca a trabalhar em conjunto 2 ONGD com uma elevada experiência ao nível da Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global, 1 cooperativa de intervenção social com ação local, 1 cooperativa de formação e capacitação com ação nacional e internacional e 1 instituição do ensino superior da área da educação.
Partindo desta complementaridade, o projeto pretende reforçar a reflexão em torno da mudança sistémica e da transformação global, indo ao encontro de propostas alternativas, a partir da experiência concreta de Iniciativas Locais de Mudança (ILM)[1], identificando-as, mapeando-as, apresentando-as e propondo um trabalho conjunto de reflexão acerca do tema, bem como uma abordagem pedagógica a partir do conhecimento e saberes adquiridos ao longo do processo. Um dos grandes potenciais deste projeto centra-se, por isso, na capacitação e aprendizagem contínuas, com base em princípios e valores de justiça social e sustentabilidade económica, social e ambiental.
E como o pretendemos fazer? Através de uma abordagem à medida da realidade das organizações e projetos envolvidos, e segundo uma metodologia não formal e informal, como parte integrante do processo de capacitação transversal e de aprendizagem contínua que este projeto representará, nomeadamente através de/a:
– processos de reflexão conjuntos sobre as visões e os conceitos de transformação social à escala global;
– análise e trabalho conjunto com iniciativas locais alternativas e promoção da reflexão sobre o seu impacto na transformação social à escala global;
– ações de capacitação dirigidas a outros educadores/as, ligados ao contexto formal, a ONGD e a outras organizações da sociedade civil;
– disponibilização de informação e elaboração de produtos e recursos formativos e pedagógicos a partir do conhecimento e saberes adquiridos ao longo do processo.
Os meios humanos previstos para a execução da presente proposta assentam numa equipa de projeto plural e multidisciplinar, cujas sinergias e complementaridades são uma das grandes mais-valias desta candidatura: 1 técnico da FGS imputado a 60%; 1 técnico da ESECS-IPL imputados a 15%; 1 técnico da COOLABORA imputado a 15%; 1 técnico da FEC imputado a 15%; acompanhamento do projeto por parte de 1 colaborador da Rede INDUCAR. Finalmente, e para além destas, estão também previstas colaborações pontuais para: apoio técnico multimédia; conceção e facilitação das sessões de capacitação e experimentação; trabalho de terreno com as ILM; design gráfico; apoio financeiro e contabilístico.
[1] Entendemos por Iniciativas Locais de Mudança (ILM) as experiências locais de base comunitária que apresentam propostas concretas válidas, exequíveis e coerentes para uma maior justiça social, participação e sustentabilidade à escala local e global. São iniciativas que procuram ser económica, social, cultural e ambientalmente sustentáveis e que têm uma visão integrada e global do mundo. Apoiam, por isso, a transição para um mundo e modelos de sociedade e economia mais sustentáveis e equitativos, apresentando outras formas de pensar e agir face às necessidades sociais, culturais e económicas dos nossos tempos. São também experiências que não se fecham em si mesmas, mas que têm a capacidade de refletir criticamente sobre as suas práticas à escala local e global e que, por isso, são experiências passíveis de serem replicadas e de serem alvo de reflexão acerca das alternativas existentes com impacto na transformação a nível global.
Como atividades centrais destacamos a reflexão conceptual conjunta sobre os processos de transformação global; a identificação e mapeamento nacional de potenciais ILM; o trabalho de terreno com as 4 ILM identificadas; as sessões conjuntas de capacitação e envolvimento das ILM no trabalho realizado; a elaboração de recursos formativos e pedagógicos (4 estudos de caso, 4 storyboards; 1 produto final integrado; 1 recurso interativo pedagógico); as sessões de experimentação do recurso interativo pedagógico criado; o Seminário de disseminação dos resultados do projeto; assim como todo o trabalho transversal de divulgação do projeto e dos seus resultados.
Nas atividades serão diretamente envolvidos: 4 Iniciativas Locais de Mudança (ILM); 120 intervenientes em ILM; 30 educadores/as; 3 projetos/redes de trabalho colaborativo no âmbito da transformação social.
Notícias do projeto
Encontro de Encerramento do Projeto Alternativas: Experiências Locais e Transformações Societais
No próximo dia 30 de outubro de 2018 realiza-se o encontro final do projeto Alternativas - Experiências Locais para uma Transformação Global, nas instalações da Coolabora, na Covilhã. Pretende-se que este encontro venha a ser um espaço aberto à participação de todos e...
Iniciativas Locais de Mudança
No âmbito do projeto “Alternativas – experiências locais para uma transformação global”, estamos a realizar um mapeamento de Iniciativas Locais de Mudança, com vista a propor e disseminar alternativas para a transformação social, em prol da construção de uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva e sustentável, bem como a fortalecer a reflexão e aprendizagem sobre os valores, as atitudes e os comportamentos que levam à mudança social.
Queremos…
Promover processos de mudança social com vista à construção de uma sociedade mais solidária, justa, inclusiva e sustentável.
Principais Atividades
Iniciativas Locais de Mudança (ILM)
Mapeamento de potenciais ILM
Análise e seleção de 4 ILM
Apresentação do projeto e estabelecimento de compromissos com 4 ILM
Trabalho de terreno com as 4 ILM
Definição dos critérios de seleção das ILM
Formação
Sessão conjunta de capacitação e planeamento do trabalho
Sessão conjunto de partilha de resultados e validação dos produtos
Processo de reflexão acerca dos princípios e valores para uma transformação social global
Divulgação do projeto e partilha dos seus resultados
Seminário de disseminação dos resultados do projeto
Materiais
Realização de um produto final
Criação de um recurso interativo pedagógico
Experimentação do recurso interativo pedagógico
Criação de uma linha gráfica para o projeto
Criação e dinamização de uma plataforma online


Com quem trabalhamos
Iniciativas Locais de Mudança (ILM)
Educadores/as
Redes de trabalho colaborativo