CAPSA II – Caderno de Políticas de Saúde em Angola

27 Jul, 2017

No passado dia 7 de julho, foi realizado em Luanda, na Direção Nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Saúde de Angola, um encontro entre várias entidades que trabalham na área da saúde – autoridades locais, instituições de ensino e organizações não governamentais. Um momento de troca de experiências no terreno da formação dos recursos humanos de saúde, com enfoque na abordagem e implementação da prática clínica, de forma a elaborar um segundo policy paper, na linha da sistematização de experiências e de boas práticas do antecessor, “CAPSA I – CADERNO SOBRE POLÍTICAS DE SAÚDE EM ANGOLA – Formação Permanente de Recursos Humanos de Saúde”, criado no âmbito do projeto FORVIDA.

Esta atividade está inserida no projeto Obrigado Mãe, que tem vindo a realizar estágios, no Centro Materno-Infantil Nossa Senhora da Graça, em saúde materno-infantil para estudantes, enfermeiros e parteiras, bem como seminários em gestão de saúde, no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget, para gestores de unidades de saúde das províncias de Benguela, Huambo e Bié. Para além dos resultados imediatos em termos da qualificação dos quadros, importa promover o acompanhamento destas iniciativas de maneira a identificar boas práticas e retirar lições que possam melhorar os processos e a planificação político-programática neste domínio. Reconhecendo a diversidade de experiências válidas, atualmente em curso em Angola, o projeto Obrigado Mãe propôs-se a alargar esta proposta de trabalho a várias organizações e a diversos responsáveis de projetos na área da saúde materno-infantil, tendo sido este o motivo de contacto para a realização do grupo de trabalho com as entidades.

Para mais informações: https://www.fecongd.org/project/obrigado-mae/

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more