FEC lança Prémio Literário de Contos Infantis em Moçambique

8 Ago, 2019

No âmbito do projeto Raízes e Cultur@, financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P., teve lugar no dia 6 de agosto, na E.P.C. Amílcar Cabral, em Maputo, o lançamento do NJINGUIRITANE – PRÉMIO LITERÁRIO DE CONTOS INFANTIS.

Este Prémio tem como objetivo promover hábitos de leitura e escrita em literatura Infanto-juvenil e estimular a produção de trabalhos e de oportunidades para novos talentos e para autores moçambicanos através de contos infantis inéditos em língua portuguesa.

Serão atribuídos dez (10) prémios e após a seleção destes, será aberto um novo concurso de ilustrações para complementar estes trabalhos, que depois serão editados e distribuídos gratuitamente.

As inscrições estão abertas entre os dias 6 de agosto e 26 de setembro de 2019 e as candidaturas dividem-se em duas categorias:

Categoria 1: Crianças e adolescentes moçambicanos [dos 10 aos 17 anos de idade], singulares ou em grupo de até máximo de três (3) elementos;

Categoria 2: Adultos moçambicanos singulares.

O Regulamento, candidaturas e outras informações estão disponíveis aqui.

O lançamento do concurso contou com a presença de escritores da Associação de Escritores de Moçambique (AEMO), Miguel Ouana e Amosse Mucavele, da FEC, Khandlelo, ATES-UCP e diretores e professores de escolas da ação do projeto Raízes e Cultur@. A secretária da AEMO ofereceu vários livros à Escola onde decorreu o lançamento, enriquecendo este momento de interação com os seus parceiros, comunidades locais e públicos-alvo do projeto.

O nome atribuído ao Prémio, Njinguiritane, constitui uma homenagem à página infantil do jornal Domingo, que na década de 80 publicou textos recreativos para crianças, constituindo o berço da literatura infantil moçambicana.

Últimas notícias…

Projeto EKEVELO arranca os trabalhos no município do Virei

Projeto EKEVELO arranca os trabalhos no município do Virei

No passado dia 13 de outubro de 2020 a equipa do projeto EKEVELO - Esperança na Resiliência: Reforço da Segurança Alimentar e Nutricional das comunidades no município do Virei deslocou-se ao município do Virei para reuniões de planeamento e início das atividades....

read more