Prevenção da COVID-19: demonstração de sistemas Tip-tap em Angola
No âmbito do projeto Emanguluko – Promoção da Resiliência nas Comunidades afetadas pela Seca na Província da Huila, a FEC em parceria com a People in Need (PIN) Angola, promoveu uma formação sobre “Criação de capacidades para utilização de ferramentas de Saneamento Total Liderado pela Comunidade e demonstração de Sistemas Tip-tap”.
Os sistemas Tip-tap permitem de forma simples a lavagem das mãos com água armazenada em bidons inclinados com uma vara e com um pedal em madeira que regula a saída da àgua.
A formação, focada nos sistemas Tip-tap, permitirá às comunidades um acesso mais facilitado a pontos de água, promovendo uma maior higienização das mãos. Foram 36 os participantes, entre facilitadores comunitários de Caconda e Caluquembe, membros da Caritas Lubango e da ONG OCADEC e igreja local.
Numa altura em que o país prepara a reabertura das escolas de ensino primário nas aldeias, esta ação foi considerada fundamental pelos participantes, não só pelo apoio na prevenção da pandemia, mas também de outras doenças.
O objetivo foi promover a capacitação de agentes que replicassem depois a formação nas aldeias em que o projeto tem intervenção, chegando desta forma a um maior número de pessoas e organizações.
A PIN-Angola tem uma vasta experiência no desenvolvimento do Programa Wash[1] em Angola e esta foi uma oportunidade de colaboração e trabalho conjunto para o projeto.
O projeto Emanguluko – Promoção da Resiliência nas Comunidades afetadas pela Seca na Província da Huila é financiado pelo Camões I.P e pela Misereor.
[1] (WASH: Water, sanitation and Hygiene / ASH: Agua, saneamento e Higiene)
Últimas notícias…
“A nossa vida não pode ser só dívida, dívida, dívida”: a gestão financeira de cooperativas agrícolas
“Planeamento da produção, registo de custos e vendas e controlo de caixa são os principais desafios que se colocam às cooperativas do Giraúl de Cima”, em Angola. As palavras são de Constantino Tchiyaka, contabilista, que está a dinamizar as sessões iniciais da...
267 Portugueses fazem voluntariado missionário
267 portugueses dedicam-se a ações de Voluntariado Missionário em 2024, 106 jovens e adultos realizam projetos de voluntariado missionário em países em vias de desenvolvimento e 161 desenvolve atividades de voluntariado/missão em Portugal. Um número global mais baixo...