A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: um Roteiro para a Ação
A implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável vai muito para além da cooperação para o desenvolvimento e só poderá avançar com uma maior complementaridade e coerência de outras políticas e setores, conjuntamente contribuindo para essa visão sistémica e transformadora.
Da mesma forma, as políticas de ajuda ao desenvolvimento só terão o impacto desejado se os seus objetivos não forem prejudicados por políticas incoerentes, particularmente nos países com maior pobreza e vulnerabilidades.
Assim, a revitalização da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD), como abordagem e instrumento crucial para fazer face aos desafios globais do desenvolvimento, assume-se como uma necessidade, quer no quadro das políticas de cooperação, quer no âmbito do contributo de todos os atores relevantes para um desenvolvimento mais justo, equitativo e sustentável.
É neste sentido que a FEC e o IMVF apresentam o Policy & Advocacy Paper “A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: um Roteiro para a Ação”. Elaborado pela Investigadora Patrícia Magalhães Ferreira, este documento analisa o ponto de situação, os enquadramentos existentes, os desafios e as perspectivas futuras de implementação da CPD, constituindo um roteiro que enquadra e resume o que já foi feito e o que falta fazer para promover a CPD à luz das atuais políticas globais, europeias e nacionais. Dessa análise, resultam recomendações para que Portugal implemente os compromissos efetuados e possa avançar na integração mais sistemática deste princípio ao nível das políticas e práticas.
Este é um documento de referência para todos os atores que pretendam saber mais sobre o tema e também uma base para a ação, enquanto ferramenta de trabalho dos atores de desenvolvimento para a promoção da CPD. Tem, assim, uma dupla função: por um lado, uma vertente de informação e de Educação para o Desenvolvimento, resumindo num único texto o enquadramento existente e o que está a ser feito nesta matéria; e, por outro lado, uma vertente de advocacy, apontando caminhos para atingir objetivos de coerência e de impacto positivo no Desenvolvimento Global.
Os materiais produzidos no âmbito do “Coerência – O Eixo do Desenvolvimento” podem ser consultados através do site oficial do projeto e das redes sociais da FEC e do IMVF. O projeto “Coerência – O Eixo do Desenvolvimento” é uma parceria entre a FEC e o IMVF com o cofinanciamento do Camões, I.P..
As opiniões veiculadas no paper são da responsabilidade exclusiva da autora, não exprimindo posições institucionais nem vinculando qualquer instituição.
Últimas notícias…
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
“Dilexi Te”: o amor que se faz compromisso com os mais pobres
A primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV - Dilexi Te, "Eu te amei" - convida-nos a repensar e reforçar o nosso compromisso com os mais pobres, num texto que apela a que a proximidade, a escuta e a participação dos mais vulneráveis seja mais do que palavras,...
