(in)Coerências do Desenvolvimento: ameaças e oportunidades da transição climática
(in)Coerências do Desenvolvimento: ameaças e oportunidades da transição climática, é o ponto de partida para a reflexão que o Projeto “Coerência – O Eixo do Desenvolvimento” traz para a 27ª edição da revista da Plataforma Portuguesa das ONGD, que tem como tema “Um Mundo em Mudança: que espaço para a Cooperação?”.
Neste artigo, é realçada a necessidade de olhar para o Desenvolvimento de forma ampla, e não apenas a partir das políticas de cooperação. Num contexto marcado pelo agravamento da crise climática, alerta-se para a necessidade de garantir que a definição de políticas públicas em todas as áreas setoriais tem como preocupação fundamental promover o bem-estar das pessoas e do planeta.
“Inundações, secas, tempestades, incêndios florestais ocorrem cada vez com mais frequência e com impactos sociais, económicos e ambientais devastadores. As catástrofes naturais ligadas às alterações climáticas aumentaram, aliás, 5 vezes nos últimos 50 anos e todos/as sabemos que a crise climática é uma das maiores ameaças que hoje enfrentamos e que é necessário agir. Como? A transição climática como resposta aos desafios impostos pelas alterações climáticas irá obrigar-nos a profundas mudanças sociais e sobretudo económicas, com impacto direto no atual contexto climático global, para que se possam adotar práticas e modelos de vida mais sustentáveis.”
Continue a leitura aqui, a partir da página 32.
Esta ação insere-se no projeto “Coerência – O Eixo do Desenvolvimento”, uma parceria entre a FEC e o IMVF com o cofinanciamento do Camões, I.P..
Últimas notícias…
Estudo analisa os Sistemas de Proteção da Criança nos PALOP e Timor-Leste
O Mapeamento dos Sistemas de Proteção da Criança nos PALOP e Timor-Leste encontra-se agora disponível para consulta, permitindo o acesso a informação sistematizada e baseada na evidência sobre a realidade destes contextos. A proteção da criança encontra, como...
Presentes Solidários reúnem 14 mil euros para apoiar comunidades nos países de expressão portuguesa
A FEC reuniu um total de 14 050 euros através da campanha Presentes Solidários, que decorreu entre 27 de novembro e o Dia de Reis. Este valor servirá para adquirir bens e serviços necessários para melhorar a educação, a agricultura familiar e a coesão social em...
