Desenvolvimento e Alterações Climáticas em destaque novo Quadro de Ação para Políticas Coerentes
Já está disponível o Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Desenvolvimento e Alterações Climáticas!
Os esforços empenhados para cumprir as metas climáticas continuam a acontecer à custa de uma externalização dos custos e impactos para países em desenvolvimento. Continua a existir uma clara contradição entre os incentivos existentes e os objetivos e as metas climáticas na prática. Apesar dos compromissos internacionais assumidos, é cada vez mais claro que não estamos a conseguir combater eficazmente as alterações climáticas.
Para potenciar as interligações positivas entre ação climática e desenvolvimento, é necessário (re)construir uma relação diferente com a natureza e implementar mudanças sistémicas que desvinculem o crescimento das emissões, transitando para economias de baixo carbono que prossigam objetivos de desenvolvimento sustentados sem a degradação ambiental normalmente associada.
É neste sentido que a FEC e o IMVF apresentam o Quadro de Ação para Políticas Coerentes sobre Desenvolvimento e Alterações Climáticas, um documento que analisa o ponto de situação, desfaz mitos e perceções, apresenta-nos os quadros de política existentes, interligações coerentes, bem como tendências e práticas incoerentes existentes. Termina com recomendações concretas sobre como garantir e potenciar as interligações positivas entre desenvolvimento e alterações climáticas.
Este é um documento de referência para todos os atores de desenvolvimento que pretendam saber mais sobre o tema e ter uma base para a ação, enquanto ferramenta de trabalho.
O projeto “Coerência – O Eixo do Desenvolvimento” é uma parceria entre a FEC e o IMVF com o cofinanciamento do Camões, I.P.. Os materiais produzidos no âmbito do projeto podem ser consultados através do site oficial do projeto e das redes sociais da FEC e do IMVF.
Este documento enquadra-se na produção de conhecimento e sensibilização sobre CPD, complementado por outros estudos e papers elaborados. Para uma análise mais aprofundada sobre esta temática, consultar o estudo Desenvolvimento e Alterações Climáticas: Impactos e (In)Sustentabilidade (2020) e o website coerencia.pt.
As opiniões veiculadas no paper são da responsabilidade exclusiva da autora, não exprimindo posições institucionais nem vinculando qualquer instituição.
Últimas notícias…
COP 30: O caminho é claro, mas é preciso percorrê-lo
Iniciou esta semana, no Brasil, a Conferência do Clima das Nações Unidas. O tom é de urgência, no meio do ruído das câmaras e da sub-representação de partes importantes, como os EUA. Os esforços para conter o aquecimento global não têm sido suficientes, e o debate...
Em Maputo arrancou ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância Inclusivo
O projeto Eu Importo deu o pontapé de saída a um novo ciclo de formações sobre Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) Inclusivo. A primeira paragem foi em Maputo, onde 43 representantes de 33 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Rede de Desenvolvimento da...
