Juntos pela Mudança - Ação Conjunta por Estilos de Vida Sustentáveis

Portugal | dezembro de 2015 a novembro de 2017

Parceiros

  • CIDSE
  • Associação Casa Velha

Financiadores

  • Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS…

O projeto Juntos pela Mudança pretende aumentar a consciência de que o comportamento de consumo dos cidadãos europeus tem um forte impacto sobre as alterações climáticas, os modos de vida e sobre o desenvolvimento dos países do Sul. Através de ferramentas interativas comuns a 14 países, criadas pela CIDSE, uma rede europeia de ONGD, e adaptadas pela FEC ao contexto nacional, o público-alvo do projeto vai ser desafiado a assumir ações concretas que o façam adotar um estilo de vida mais sustentável, partilhando em seguida a sua experiência de mudança para motivar os seus pares a embarcar também nesse caminho de mudança. Paralelamente, e partindo destas experiências comunitárias de base, será feito um trabalho ao nível da influência política, com a preparação de um manifesto nacional e a disseminação de um manifesto europeu, que abordem as interdependências globais entre a União Europeia e os países em desenvolvimento, e a importância de criar incentivos ao consumo de bens produzidos de uma forma sustentável, garantindo assim que se dão passos para reduzir o impacto negativo das cadeias de produção e de abastecimento que não são sustentáveis.

É um projeto de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social que visa a promoção da justiça global, através da mudança de comportamentos individuais e da influência política, procurando responder ao objetivo 4.3.4. – sensibilização e influência política, da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. O projeto, cujo objetivo é consciencializar a sociedade civil portuguesa para a necessidade de adotar novos padrões de consumo que permitam um desenvolvimento sustentável global, tem como parceiros a CIDSE e a Associação Casa Velha.

A pertinência deste projeto parte da constatação de que: a) o uso intensivo dos recursos globais pelos cidadãos europeus prejudica as populações do Sul; b) os europeus têm um fraco conhecimento sobre alternativas de estilos de vida sustentáveis; c) poucas pessoas alteram o seu comportamento individual para abraçar estilos de vida coerentes e sustentáveis; d) as políticas nacionais e comunitárias carecem de incentivos que favoreçam os estilos de vida sustentáveis.

A Educação para o Desenvolvimento pode fornecer ferramentas importantes na mudança de comportamento para estilos de vida sustentáveis. Esta mudança deve enquadrar-se numa melhor compreensão das dificuldades que os povos dos países em desenvolvimento enfrentam, como consequência das alterações climáticas e do uso intensivo de recursos pelos cidadãos dos países desenvolvidos.

Numa abordagem inovadora que promove a troca interativa de experiências entre cidadãos de 14 países, através de um site europeu dinamizado pela CIDSE (e da disseminação através das redes sociais), o Juntos pela Mudança pretende apresentar propostas concretas de ação, individual e coletiva, que promovam o uso moderado e consciente dos recursos disponíveis, com destaque para a alimentação e a energia.

Serão identificados elementos multiplicadores da ação em Lisboa, Porto e Ourém, que participarão em 3 workshops sobre diagnóstico para a mudança, comunicação e influência política. Ao nível da comunicação, será publicado um conjunto de boas práticas no livro “Histórias de Mudança – Vidas Sustentáveis”; a Associação Casa Velha, em Ourém, receberá uma residência artística sob o tema “Vidas Sustentáveis”; no final do projeto, as práticas que se tiverem destacado serão distinguidas pelo Prémio da Mudança e os resultados serão partilhados numa caminhada nacional por uma vida mais sustentável. Ao nível da influência política, a FEC produzirá um manifesto nacional e disseminará um manifesto europeu preparado pela CIDSE, ambos sobre consumo sustentável de alimentos e energia.

Queremos…

Contribuir para consciencializar a sociedade civil europeia, em particular, a portuguesa, para a necessidade de adoção de novos padrões de consumo que permitam um desenvolvimento sustentável global.

Principais Atividades

R

Advocacia

Dois representantes do projeto participam na delegação da CIDSE na Cimeira COP21 em Paris
Prémio da Mudança
Caminhada nacional para uma vida mais sustentável – “Caminhar Pela Mudança”
Elaboração de um “manifesto político” nacional sobre consumo sustentável de alimentos e energia
Disseminação de um “manifesto político” europeu sobre consumo e produção sustentável de alimentos e energia produzido pela CIDSE

R

Materiais

Desenvolvimento de um site internacional para apoiantes e grupos / comunidades
Disseminação de um vídeo que conta a história de mudança sistémica
Três workshops destinados aos agentes multiplicadores do projeto
Recolha de boas práticas e histórias de mudança no livro “Histórias de Mudança – Vidas Sustentáveis”
Residência artística sob o tema “Vidas Sustentáveis”

Com quem trabalhamos

Alunos do ensino básico e secundário

Decisores políticos

Recursos

Notícias do projeto

ESPERANÇA EM KATOWICE (COP 24)

Decorre de 2 a 14 de dezembro em Katowice (Polónia) mais uma Cimeira do Clima das Nações Unidas, a COP 24 (Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas - CQNUAC ou, em inglês UNFCCC). A Plataforma Portuguesa das ONGD foi convidada pela Agência...

Rede Cuidar da Casa Comum

No próximo dia 23 de janeiro, será apresentada em Fátima a recém-criada Rede Cuidar da Casa Comum, que tem como objetivo levar a Encíclica Laudato Si’ à prática, promovendo nas comunidades cristãs e nos respetivos espaços (paróquias, escolas, obras e movimentos) uma efetiva conversão ecológica.

Histórias de Mudança apresentadas na COP23 em Bona, Alemanha

O documentário “Mudar pelo Planeta, Cuidando das Pessoas. Histórias de Mudança”, produzido no âmbito do projeto da FEC “Juntos pela Mudança”, foi apresentado ontem pela CIDSE no People’s Climate Summit, com a presença da realizadora Patrícia Pedrosa. Esta 5ª feira realizar-se-á o lançamento em Lisboa, pelas 19h, no Largo Café Estúdio (Largo do Intendente, 16, Lisboa).

Prémio da Mudança

Com o objetivo de despertar e dar a conhecer processos de mudança nos estilos de vida e nos padrões de consumo, geradores de modos de vida mais simples e sustentáveis, a FEC lança o concurso “Prémio da Mudança”, um excelente desafio para concretizares este verão, sozinho ou, ainda melhor, em grupo! Vê aqui como participar!

Histórias de Mudança

Mudança de estilos de vida – quando mudei? porque mudei? desafio-te a…Estas foram as questões de partida lançadas pelo projeto Juntos pela Mudança para a realização de dez histórias de vida, ao longo dos últimos meses, sob a responsabilidade da realizadora Patrícia Pedrosa.

Acampamento e Caminhada Internacional pela Mudança

Entre 9 e 12 de maio aconteceu na Associação Casa Velha um Acampamento Internacional pela Mudança que contou com cerca de 40 participantes de várias nacionalidades. No dia 12 de maio, juntaram-se mais 200 pessoas e realizou-se uma caminhada pela mudança entre Ourém e Fátima.

Lisboa

Ourém

Porto

APOIE ESTE PROJETO

Share This