Acreditamos que é possível transformar o mundo em que vivemos.

A FEC – Fundação Fé e Cooperação é uma organização não-governamental para o desenvolvimento com mais de 30 anos de trabalho.

A nossa missão

Promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades, organizações e Igrejas, inspirados pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja Católica.

Ajude quem mais precisa

O nosso trabalho

Educação, Conhecimento e Competências

Boa Governação e Advocacia

Cidadania Global e Direitos Humanos

10.000 

Crianças apoiadas no acesso à educação

10.000 

Crianças apoiadas no acesso à educação

10.000 

Crianças apoiadas no acesso à educação

“A FEC trabalha todos os dias no terreno, em conjunto com os seus parceiros, …….”

Nome

NOTÍCIAS

PRECASE reforça competências dos técnicos ministeriais que atuam na Educação

Entre o final de abril e o início realizou-se, em Bissau, a 3ª edição da Formação em Monitorização, Qualidade e Avaliação do Sistema Educativo, para 25 técnicos do Ministério da Educação, nomeadamente da Inspeção Geral da Educação (IGE), Direção Geral de Estudos, Planeamento e Análise do Sistema Educativo (DGEPASE), Direção Geral de Ensino Básico e Secundário (DGEBS), Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE), Direção de Serviço de Informática (DSI) e Gabinete de Exames Nacionais (GEN).

Kumpu atualiza mapeamento de OSC a atuar na Guiné-Bissau

Depois de uma primeira edição em 2019, a FEC – através do projeto Kumpu Tera di Mininesa – mapeou as organizações da sociedade civil que atuam na proteção social da criança na Guiné-Bissau, assentando a pesquisa em cinco áreas: Educação, Saúde, Nutrição, Cuidados (onde estão incluídos o acesso a água, saneamento e registo Civil) e Proteção.

Kumpu Tera di Mininesa em números

O Kumpu Tera di Mininesa – Fase II, um projeto que visa “contribuir para a coerência das políticas públicas de proteção social da criança e para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva”, aproxima-se do seu término.

Bafatá acolhe lançamento regional do PESIDE

Governo Regional, Equipa da Direção Regional de Educação de Bafatá, FEC, Associação de Pais e outros organismos locais reuniram-se em Bafatá para a apresentação regional do PESIDE. O encontro serviu para apresentar o projeto, fazer um breve ponto de situação da sua...

Ao fim de 200 horas de formação, 50 diretores e subdiretores recebem certificados

50 Diretores e subdiretores dos liceus das regiões de SAB, Biombo, Cacheu e Oio receberam, no passado sábado, os Certificados da 1ª e 2ª edição do Curso de formação de Organização e Administração escolar.

Ingoré acolhe lançamento regional do PESIDE

Ingoré acolheu, no passado mês de fevereiro, o lançamento regional do PESIDE – Planeamento, Estatísticas e Sistemas de Informação ao Serviço do Desenvolvimento de Educação.

Intervenção do PRECASE no Ensino Superior beneficia 50 professores e 1500 alunos

A reformulação dos planos curriculares e concretização de um ciclo completo nestes Bacharelatos, é uma da ações do PRECASE, implementada pela FEC e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), e visa beneficiar cerca de 50 professores e 1500 alunos.

FEC apresenta projeto que coloca a estatística ao serviço da Educação

Financiado pela União Europeia, o PESIDE, numa intervenção de 66 meses, assume que o reforço das estatísticas escolares é essencial para melhor observar e decidir sobre a evolução do sistema de ensino, configurando-se, assim, como um importante apoio à definição de estratégias para o setor do Ministério da Educação Nacional.

Cozinheiras dos CRN debatem dicas e soluções na hora de preparar as refeições

A formação das cozinheiras dos Centros de Recuperação Nutricional [CRN] decorreu nos dias 17 e 18 de outubro. Dois dias preenchidos, cheios de partilha de conhecimento na área da nutrição, experiências e reflexões sobre os cuidados a ter na hora de confecionar os alimentos.

PESIDE inicia missão de estatística na Guiné-Bissau

Outubro fica marcado pelo início da consultoria em estatísticas de educação do PESIDE – Planeamento, Estatística e Sistemas de Informação ao Serviço da Educação Guiné-Bissau.

Ações de sensibilização do Kumpu já estão a dar resultados

Em nome da Proteção Social da Criança, os técnicos sociocomunitários da Caritas da Guiné-Bissau encontram-se a percorrer o país de lés a lés, promovendo o contacto direto com as populações nos Centros de Recuperação Nutricional [CRN]; tabancas/ comunidades, escolas,...

Formação da equipa docente da Unidade Escolar 17 de Fevereiro

A Escola Superior de Educação Unidade Escolar 17 de Fevereiro, em Bissau, acolhe, durante esta semana, sessões intensivas de formação dirigidas aos Professores que lecionam o último ano do ciclo completo dos Bacharelatos de Educação de Infância e Formação de Docentes do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.

PESIDE disponibiliza apoio técnico à DGEPASE

Desenhado com o objetivo de melhorar a governação do sistema de dados da educação, a nível central e regional, o PESIDE – Planeamento, Estatísticas e Sistema de Informação ao serviço da Educação na Guiné-Bissau garante uma assessoria técnica, através da permanência da Assessora de Educação da FEC na DGEPASE.

PRECASE junta 600 pessoas a debater o pré-escolar 

Durante quatro meses, de abril a julho, a Guiné-Bissau foi palco do II Encontro Regional RENAJI – Rede Nacional de Jardins de Infância da Guiné-Bissau 2022, dedicado ao pré-escolar.

Nasceu uma Sala de Estimulação para as crianças da Casa de Acolhimento Bambaran na Guiné-Bissau

Esta evolução, que permite melhorar a qualidade de vida dos alunos e alargar os seus horizontes, só foi possível graças ao dinheiro angariado através de uma campanha de Crowdfunding lançada, em 2021, no âmbito do Projeto IN.

Projeto PESIDE já chegou a Gabu

O reforço das estatísticas escolares é essencial para melhor observar e decidir sobre a evolução do sistema de ensino, uma vez que se configura como um importante apoio à definição de estratégias para o setor do Ministério da Educação Nacional.

Feira do Livro registou forte adesão do público em Bafatá

Este certame vocacionado para a divulgação do livro e o fomento dos hábitos de leitura junto da população escolar foi promovido pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, em parceria com o Instituto Camões.

ESIC: Conhecer para avançar a educação guineense

Este Estudo carregado de futuro, visa apoiar o Ministério, a Delegação da União Europeia e os parceiros nacionais e internacionais na reflexão sobre o apoio ao Ensino Superior e da Investigação Científica, potenciando o contributo deste nível de ensino para o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau.

Monitorização e avaliação: O ponto de encontro entre projetos e bons resultados

A monitorização e avaliação dos projetos é uma espécie de bússola que dá rumo, orientação e permite fazer face à voracidade do curto prazo.   E, os técnicos da Caritas Guiné-Bissau, ao longo de três sessões, foram convidados a explorar estratégias, descobrir o quadro...

Direitos Humanos tomam conta das paredes de Bolama

As paredes de Bolama ganharam uma nova vida graças à força transformadora da arte urbana.

FEC dinamiza formação para Centros de Recuperação Nutricional

A FEC está a percorrer vários Centros de Recuperação Nutricional com uma formação de proximidade que visa aprofundar conhecimentos e reforçar competências na área da nutrição, no âmbito do projeto Kumpu Tera di Mininesa – Fase II.Dar a conhecer o protocolo de Gestão...

Kamishibai: Quando a imaginação voa de uma moldura  

Kamishibai, a palavra é estranha e difícil de pronunciar. Mas, o significado não podia ser mais simples: é uma forma de contar histórias que teve origem no Japão e que faz bem ao vocabulário e à criatividade. Cada Kamishibai é composto por um suporte em que se colocam...

Colaboradores da Caritas Guiné-Bissau participam em formação sobre comunicação

“Um bom comunicador consegue revelar o melhor de si, promover as ideias e os projetos em que se envolve, motivar uma equipa e levá-la à ação”. Foi esta a definição que serviu de mote ao Workshop de Comunicação, promovido pela Fundação Fé e Cooperação [FEC], em Bissau....

Bolama, antiga capital, renasce com a força dos jovens

A promoção do desenvolvimento social do território e dos valores de cidadania ativa, pertença, cooperação e entreajuda deram a tónica ao primeiro fim-de-semana residencial, organizado pela Academia Ubuntu Guiné-Bissau, em Bula, entre os dias 4 e 6 de março, no âmbito...

67% das guineenses já foram vítimas de algum tipo de violência

Uma em cada três mulheres guineenses já foi vítima de mais do que um tipo de violência por parte de homens e 80% da violência tem origem no seio familiar, sendo o pai o principal agressor, segundo o Relatório da Situação da Mulher na Guiné-Bissau.

Já arrancou o ciclo de formações da Ubuntu em Bolama

Este sábado foi dado o pontapé de saída para a promoção da cidadania na Ilha de Bolama: Realizou-se a primeira formação, em liderança e direitos humanos, ministrada pela Academia Ubuntu Guiné-Bissau no âmbito do projeto No Firma pa nô Dritus. As formações vão...

Setor Autónomo de Bissau avança na profissionalização da educação de infância

Os 90 profissionais e agentes educativos dos jardins-de-infância do Setor Autônomo de Bissau que frequentaram a formação ministrada ao abrigo do projeto PARSE – Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo na Guiné-Bissau, no ano letivo 2019-2020, receberam este sábado os seus certificados.

FEC colabora na implementação do Código de Proteção da Criança na Guiné-Bissau

A FEC – Fundação Fé e Cooperação, no âmbito do projeto Kumpu Tera di Mininesa – Fase II, promoveu uma formação intitulada “Proteção da Criança: da legislação e políticas públicas aos necessários procedimentos técnicos”.

FEC entrega certificados a elementos do Jardim Escola Inclusivo Bambaran

Foi num clima de alegria e de grande entusiasmo que os elementos da equipa técnica, pedagógica e diretiva do Jardim Escola Inclusivo Banbaram receberam, no dia 9 de outubro, os certificados de formação que validam as competências e ferramentas que adquiriram, entre outubro de 2019 e setembro de 2021, ao abrigo do projeto “IN – da institucionalização à inclusão: Projeto-piloto de uma escola inclusiva”, e que lhes permitiu ir mais além, enquanto pessoas e enquanto trabalhadores.

Metas educativas ganham protagonismo nas paredes das escolas de Bafatá e Bambandinca

A missão, objetivos, estratégias e metas estabelecidas no âmbito do projeto Boa Governação e Transparência na Educação [BGTE] para as escolas-alvo da região de Bafatá e Babadinca já estavam traçados. Mas, agora estão aos olhos de todos, através de cartazes afixados, entre os dias 5 e 8 de outubro, nas escolas-alvo.

ESE Setúbal na Guiné-Bissau para melhorar a Educação

Realizaram-se, entre os dias 14 de setembro e 9 de outrubro, em solo guineense, três missões da Escola Superior de Educação de Setúbal – IPS (ESE Setúbal – IPS), no âmbito do Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PRECASE). Durante as...

FEC dá mais um passo na defesa dos Direitos Humanos em Bolama

Formar para a mudança é o objetivo da ação que está a decorrer em Bissau, entre os dias 18 de setembro e 10 de outubro, dirigida a técnicos da Academia Ubuntu na Guiné-Bissau [AUGB], no âmbito do projeto “No firma pa nô Dritus – Bolama”.

Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau

Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...

Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula

Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...

Profissionais de educação juntos para um Desenvolvimento da Primeira Infância mais inclusivo

Foi em Chokwé, distrito de Gaza, a cerca de 215 km da capital moçambicana, que gestores, coordenadores e agentes administrativos de estabelecimentos de ensino se juntaram, entre 13 e 15 de agosto, para uma formação em gestão, administração escolar e inclusão. A...

A Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: um Roteiro para a Ação

A implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável vai muito para além da cooperação para o desenvolvimento e só poderá avançar com uma maior complementaridade e coerência de outras políticas e setores, conjuntamente contribuindo para essa visão...

Direitos da pessoa com deficiência em Moçambique: promoção e proteção em debate no projeto Yamukela

Especialistas, ativistas e representantes do governo moçambicano reuniram em mesa redonda para fazer o ponto de situação da Lei de Promoção e Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi organizado em Maputo pelo projeto Yamukela, no dia 31 de julho,...

Rede Ajuda mais preparada para combater a Violência Baseada no Género (VBG) na Guiné-Bissau

No final de julho, a FEC fez a entrega oficial de duas motorizadas e um conjunto de materiais informáticos à RA - Rede Ajuda, parceiro de implementação do projeto “Mindjoria pa Mindjer, i mindjor pa tudu djintis”. O projeto tem como objetivo a caraterização da...

Angola: KuPE forma gestores escolares em Elaboração de Projetos Educativos

Em julho, o projeto KuPE realizou uma formação para reforçar os conhecimentos dos gestores escolares na elaboração de Projetos Educativos. O objetivo é apoiar os gestores das escolas de Ensino Primário do Virei na criação de projetos que respondam adequadamente aos...

Moçambique: Balcão Jovem envolve Mulheres Chefes de Família em 14 workshops

O projeto Balcão Jovem realizou 14 workshops com Mulheres Chefes de Família no Distrito de Nlhamankulu, Moçambique. Nos dois primeiros, acolheu 3 a 4 mulheres por bairro, e foram abordados temas cruciais como “Empregabilidade Feminina”,  e “Orientação Vocacional e...

Marias Meninas: novo projeto em Angola

O projeto Marias Meninas, promovido pela Helpo, está a dar os primeiros passos em Angola e Moçambique. Nestes países, o abandono escolar apresenta números muito elevados. Este abandono é particularmente significativo nas raparigas e, sobretudo, na transição para o...

Mesa Redonda | Migrações e Desenvolvimento: Tendências e Contradições | 31 julho

Para potenciar as interligações entre migrações e desenvolvimento, são fundamentais políticas públicas de acolhimento, integração e inclusão coerentes e articuladas. Essas políticas devem permitir que as pessoas migrantes realizem plenamente o seu potencial, proteger...

Junte-se à causa

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.